O nosso lugar no Alentejo

Entre as vinhas e o olival que fazem o olhar perder-se no horizonte, surge a Herdade da Lisboa.

Desde 2011, este é o lugar da Família Cardoso na Vidigueira, na sub-região do Baixo Alentejo. Um lugar onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e onde a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia.

Um lugar onde o trabalho e investimento realizado pela Família Cardoso está a permitir recuperar vinhos icónicos e desenvolver novos vinhos e espumantes que expressem toda a força da região.

Terroir

É nas características privilegiadas do território que começa a desenhar-se todo o potencial da região que a Herdade a Lisboa integra.

A Serra do Mendro, localizada a norte da Vidigueira, cria uma barreira natural que favorece a retenção de ventos frescos provenientes do Oceano Atlântico, originando maior pluviosidade e grandes amplitudes térmicas. As manhãs e noites frias e os dias quentes promovem uma maturação equilibrada das uvas, preservando a sua frescura e acidez natural. Já os suaves declives e elevações da paisagem, assim como os solos argilo-xistosos trazem mineralidade, frescura e diversidade aos vinhos da Herdade da Lisboa.

Vinhas

Os cerca de 100 hectares de vinhas da Herdade da Lisboa expressam a diversidade da propriedade, através de um compromisso entre castas típicas alentejanas e variedades internacionais, contando-se sete variedades de uvas brancas e oito tintas.

A vinha exprime ainda o profundo respeito do produtor pela natureza, integrando diversas práticas sustentáveis, que permitem otimizar o consumo de recursos essenciais, como água e energia. Enrelvamentos naturais, corte mecânico de infestantes para evitar o uso de herbicidas, vigilância apertada de pragas, utilização de painéis solares, de uma estação meteorológica própria e de sondas de medição de humidade e temperatura do solo são algumas das técnicas e equipamentos utilizados.

Enologia e Adega

A tecnologia assume um papel central na adega da Herdade da Lisboa, construída de raiz, em 2018. Destacam-se os lagares e cubas de inox com temperatura controlada e dotados de um sistema inovador de maceração de uva, assim como as modernas cubas de cimento de forma oval e redonda, que permitem criar vinhos de diferentes estilos.

Na adega, assinala-se ainda a capacidade para o arrefecimento da uva à chegada e para a vinificação individualizada de cada casta. Nas caves, é o sistema integrado de controlo de temperatura e humidade que cria excelentes condições de estágio dos vinhos, seja em barrica ou garrafa, e dos espumantes.

Olival, Horta e Jardins

Com história na produção de azeites, foi a procura pelo olival que trouxe a Família Cardoso até à Herdade da Lisboa, onde este se estende por 200 hectares.

Para além da vinha e olival, a força da natureza expressa-se em diversos nichos de diversidade, ocupando cerca de 10 hectares com arborização autóctone, jardins ornamentais, pomares e culturas hortícolas, em modo de produção biológica, junto à Ribeira de Selminhos. Existem ainda duas barragens que atraem fauna diversa, como lebres, coelhos, patos, perdizes ou águias.

Certificação PSVA

As práticas da Herdade da Lisboa na produção de uva e vinho foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma pioneira em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.


Este programa, implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Enoturismo

Partilhar os espaços e os saberes construídos na Herdade da Lisboa é o nosso modo de celebrar o vinho. Este abrir portas faz-se de visitas guiadas pelas vinhas, adega e caves de estágio, de provas de vinhos e de encontros no grande salão, não esquecendo a adega e cave de barricas, brindando com vista sobre os jardins e as vinhas.